26 de setembro de 2010

ELEIÇÕES: COMO SE FAZ UM PRESIDENTE?


A democracia é trabalho de todos, é união de esforços no sentido amplo de organização social, ela inclui todas as formas de liberdade, todas as crenças, tudo o que possa ser compartilhado.

Na democracia vence o que conseguir maior números de adeptos. E é aí que começa a disputa entre as forças que existem no país. Mesmo quando há uma ditadura existe uma "democracia de poucos", porque ninguém consegue resolver tudo e entender de tudo daí é natural delegar poderes.

No Brasil pós ditadura, nasceu uma democracia livre, logo após a "democracia de poucos" elegeu Tancredo Neves, é neste contexto que vou divagar sobre como se faz um Presidente.

Ainda na ditadura, começou a ganhar forças o MDB (movimento democrático brasileiro) e ele foi o responsável pela eleição de Tancredo, ou seja Tancredo foi o fruto da luta do MDB, porem como acontece (as vezes com freqüência), o sonho não vingou, pois nestes momentos sempre é necessário fazer composições e o vice não era do MDB, era do PDS, antigo ARENA, filho da ditadura. Felizmente foi um Senhor chamado Sarney, que com capacidade soube levar o país na paz durante a transição da "democracia de poucos" para a democracia livre. Foi xingado pelo seu sucessor e teve a grandeza de passar lhe a faixa.
Então Sarney não foi um presidente feito por um momento histórico, a presidência caiu-lhe no colo.

As lutas pelas eleições diretas fez nascer um novo líder, o Lula, porem o poder exercido pela imprensa fez de Fernando Color o presidente. Color foi o presidente "criado" pelas revistas, jornais e tvs, era destaque em todos, era o caçador de marajás! na verdade aquele era o Tempo do Lula ganhar, aquele era o tempo do Lula "puro" na época certa para realizar o sonho daquela geração.

Color fez o que todos fazem, usou de seu poder para beneficiar-se e a seus amigos, na moda das CPIS foi corajoso assumiu, não escondeu-se atraz de amigos e foi "eliminado". A presidencia de novo cai no colo do vice, Itamar Franco não foi "feito presidente", teve que ser presidente.
Itamar, chamou Fernando Henrique para ministro e aí sim um presidente foi feito. Ele fez um ótimo trabalho como ministro, seu nome foi largamente elogiado e ele ganhou a eleição em cima do Lula (chamado de sapo barbudo pelo Brizola) Fernando Henrique foi o primeiro presidente "planejado" pelo grupo no poder. Ganhou duas eleições, todas derrotando o Lula, que de tanto perder, perdeu o sentido, passou a "cuspir no prato que comeu" e na sucessão de Fernando Henrique já não era mais Lula, era uma caricatura do que havia sido um dia.
Fernando Henrique, que tinha um vice do PFL (divisão do PDS, ex arena) não queria abrir mão do cargo para um presidente que não fosse do seu partido e isso incluía até o PFL. Então tratou de "eliminar" a concorrência, na época Roseana Sarney (filha do ex presidente), esta ganhava destaque nacional e nas pesquisas pré lançamento de candidaturas aparecia com larga vantagem sobre o candidato do PSDB e sobre, adivinhe quem? O Lula. Mas o PSDB não se deu por vencido, "flagrou" falcatruas na empresa da Roseana, acabou com as chances dela virar presidente e a eleição "caiu" no colo do Lula.

O Lula, eleito era um outro Lula, depois de 3 derrotas consecutivas, com um enorme ônus tratou de fazer, o que todo (ou 99%) dos políticos fazem, socorrer os que o ajudaram a chegar lá, foi descoberto porem não fez como Color, ao contrario fez-se de Surdo Mudo e Cego. Teve o sangue frio de ver seus companheiros de décadas, todos transformados em ministros caírem um por um em desgraça e fez se de BOBO para ser o mais esperto. Para mim o plebiscito do desarmamento (que Lula perdeu) tirou a atenção dos mensalões a ponto de Lula continuar no poder e olha que ele continuou, depois deste fato distribuiu os cargos de tal forma que nunca mais houve uma CPI que fosse a frente, em vez, de "dar a vara pra pescar' como dizia antes, começo a dar peixe assado e com isso criou um "curral" eleitoral a nível nacional que o levou a segunda vitória.

Mas, como fazer o novo presidente, se os antigos companheiros foram todos eliminados na descoberta do costume brasileiro de "pagar favores, depois de ganhar o governo"? O sábio (e não bobo como se fez passar durante o mensalão) escolheu alguém que não tivesse carreira política, portanto sem "histórico" para ser remexido, escolheu alguém que nunca teve cargo decisivo (assim como o próprio Lula). É assim que se faz um presidente, escolhe-o de antes, dar-lhe um cargo importante, direciona-lhe as maiores verbas e faz-se propaganda dele ao extremo, a população, dominada pelos benefícios dos programas sociais diz amém e ganha -se a eleição!

Lula só esqueceu uma coisa, a liberdade de imprensa, a democracia livre, o direito que todos tem de expor suas idéias, e para surpresa do presidente, os pensadores, aqueles que um dia foram chamados de "formadores de opinião", em sua maioria não concordaram com ele, acreditaram que o melhor para o Brasil seria outra pessoa. Ah... o Lula, o todo poderoso Lula não poderia aceitar, do alto de sua popularidade gritou: "Tem dias em que alguns setores da imprensa são uma vergonha. Os donos de jornais deviam ter vergonha. Nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partidos políticos. Nós não precisamos de formadores de opinião. Nós somos a opinião pública". Detalhe muitos dos jornais e revistas falaram bem do Lula antes dele ser presidente.

Lula derrotará a impressa ou derrotará o Brasil? Eis a questão! Um presidente precisa ter a grandeza que o Sarney teve, precisa saber que ele "está" presidente e não que é um Rei, saber que tudo passa, inclusive seu mandato, saber que faça seu sucessor ou não, precisa preservar as instituições, pois elas são as bases da democracia, o que o presidente disse, pode ser o primeiro degrau da escada que Hugo Chávez esta subindo, logicamente que o Hugo já passou do 100º degrau.

Faltam poucos dias para uma nova eleição presidencial, vamos todos juntos fazer a democracia sem medos digite na urna exatamente aquilo que sua livre consciência quiser. Vamos lá faça um novo presidente!

5 de setembro de 2010

ELEIÇÕES: CACARECOS & CACARECOS


Você já votou em um cacareco? ah... tah... Lembra em quem você votou nas últimas eleições? Lembra mesmo? Parabéns! poucos lembram....Agora para você que tem mais de 30 e já votou algumas vezes, já percebeu como adversários de uma eleição, viram partidários fervorosos em outra? Cada dia mais eu entendo menos de eleições!


Vamos tentar compreender um pouco juntos, para início de conversa partimos de um passado recente, vivíamos em uma ditadura militar e praticamente não existiam partidos, era um regime onde poucos escolhiam o futuro presidente, geralmente um general, de longa carreira entre os servidores militares, na forma de entender daquele tempo era alguém "acostumado a comandar", preparado para "servir?" ao país... Ou seja, havia um "funil" por onde só uma pessoa de "carreira" conseguiria passar. Isso para falar só do cargo máximo, os outros geralmente eram indicados por parceiros do chefe.

No momento atual, já com mais de 20 anos votando e podendo ser votado, a população que antes nem chegava perto do funil tem a chance de passar por ele, e com isso poder influenciar mais diretamente os destinos do país, porque ser presidente não quer dizer necessariamente "mandar" no país. Então eleição para uma boa parte da população é sinônimo de "concurso sem pedir qualificação". É um concurso razoavelmente fácil de passar, para certos cargos, basta ser amigo de um político no poder, para outros basta ser popular no bairro, (ou no estado). Resultado: Todas as eleições são eleitos candidatos totalmente incapacitados para as funções... tomam posse... e ficam ricos! ah eles trabalham... trabalham ou atrapalham? (Que tal um curso ministrado pelo tse para o candidato eleito ter a mínima qualificação pra o cargo, se não atingir a mínima, perde o mandato antes de assumir)

Nestas eleições temos alguns candidatos que os jornalistas profissionais costumam chamar de "cacarecos" porque esse nome? ah isso já outra historia, mas no geral um candidato cacareco quer dizer um candidato "sem sentido", sem noção, que está apenas se aproveitando do momento da eleição para ganhar popularidade ou quem sabe para ganhar um emprego, na maioria das vezes no poder legislativo, que ele, o cacareco, não tem a menor noção do que seja, porem se for eleito, será ser um legitimo representante do povo no processo de fazer as leis, que todos teremos que seguir e respeitar.

Outros candidatos, aqueles que estão sempre do lado do poder, poderíamos chamar de "cacarecos profissionais" São pessoas que não tem convicções próprias, ou melhor tem uma só: Ficar no poder. Veja o exemplo do nosso ex presidente Fernando Collor, foi da Arena (que viveu no poder) e por isso "nomeado" prefeito de Maceió, A arena, virou PDS e tentou eleger Paulo Maluf (esse mesmo que você deve saber pela fama de corrupção), perdendo, ele, Collor foi para o maior rival do PDS na época, o PMDB (que havia ganho a presidência, com Tancredo) ou seja Color continuou no poder, desta vez elegendo se governador de Alagoas pelo partido. Dono da comunicação no estado, usou-a para fazer marketing e virar o "caçador de marajás", título virtual que o levou a Presidência da Republica. Como ele saiu de lá você deve lembrar, porem hoje é senador da republica e apóia a candidata mais bem colocada das pesquisas atuais,(do partido que ele odiava!). Qual dúvida você tem de que ele continuará no poder?
Outro cacareco é a lei eleitoral, que muda a cada eleição, nesta foi proibido que os humoristas façam "cópias" dos principais candidatos, deixaram para o famoso "horário eleitoral" a função exclusiva da "fazer graça". Erraram feio, não ha graça alguma neste horário, exceto por nomes "exóticos" de candidatos, tipo Bira do Jegue, Mulher Pêra, Ricardo Zoião, Bob Reggae e, acreditem, "o vento levou" serve como nome para um candidato. Neste "universo" desprovido de humor, tem até um "humorista" famoso nacionalmente que só pra contrariar, falou uma verdade que parece engraçada, mas é trágica, devido ao fato não se restringir apenas a ele, mas ser comum para 90% dos candidatos. Tiririca disse: "Eu não sei o que vou fazer como deputado federal, mas vote em mim que quando eu souber eu te conto" Você vai arriscar?

Cacareco recebeu 100 mil votos para vereador em 1958, não fez nenhuma lei, não prestou nenhum serviço que colaborasse para melhorar a vida da população, também poderia, afinal Cacareco era o nome de um rinoceronte, que morava no zoológico paulista, foi um voto de protesto que serviu ao menos para dar um nome a candidatos "diferentes". Naquele tempo não havia urna eletrônica e o brasileiro podia escrever na célula de votação, o certo, seria o nome do candidato preferido, mas com nossa criatividade, colocava-se mais algumas coisas. Se pudesse, o que você escreveria na urna eletrônica?

Clique Aqui e Veja os CANDIDATOS FICHA SUJA